Serviços odontológicos são restabelecidos nas Unidades Básicas de Saúde

 

A partir de segunda feira, dia 31 de agosto, 26 Unidades Básicas de Saúde retomam o atendimento odontológico ao público, de forma limitada e cumprindo os protocolos de segurança sugeridos pelo Ministério da Saúde e a Secretária Estadual de Saúde.

Além dos serviços odontológicos de urgência e emergência (livre demanda), retomam atendimentos eletivos em quantidade reduzida e com restrições de alguns procedimentos para evitar os aerossóis, devido à pandemia.

Dentre os procedimentos que serão ofertados estão: exodontia (remoções dentárias), tratamento restaurador atraumático (ART), raspagem e alisamento radicular (RAR), ambos com a utilização de instrumentos manuais, dispensando o uso do aerossol. Os trabalhos de promoção da saúde e prevenção às doenças continuam sendo realizados individualmente.
O serviço nas unidades de saúde foi organizado mantendo uma equipe de saúde bucal por período, com os procedimentos agendados e com quantidade reduzida, para evitar aglomeração e para organizar a limpeza do local na troca de pacientes. Além dos casos agendados, seguirão os atendimentos de urgência e emergência.

A Atenção Básica estuda junto à Vigilância Sanitária a revisão da estrutura dos consultórios, para que o atendimento seja normalizado em breve. Hoje há limitação do uso da quantidade de cadeiras em cada sala.

Seguem suspensas as atividades eletivas no Centro de Especialidades Odontológicas CEO, devido a reformas no local.
Com as mudanças causadas pela pandemia, parte das equipes de dentistas atua junto à Vigilância Epidemiológica no enfrentamento à pandemia, atuando nas barreiras sanitárias, coletas de exame PCR e TeleSaúde.

 

 

Assessoria

Facebook
Google+
Twitter

Nota de Pesar

    A Secretaria Municipal da Saúde manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento da servidora Regina Célia Pereira Gomes, 56 anos, ocorrido na manhã

LEIA MAIS
× Como posso te ajudar?