Receita Federal disponibiliza aplicativos para otimizar o atendimento ao contribuinte

 

Neste momento de isolamento social, com o intuito de otimizar o atendimento ao contribuinte, a Receita Federal do Brasil, com o apoio do Serpro, disponibiliza os aplicativos Pessoa Física e CPF Digital, ambos estão disponíveis nas lojas de aplicativos para smartphones com os sistemas Android ou IOS.

Em sua nova versão, o aplicativo Pessoa Física traz a funcionalidade “Unidades RFB” que permite localizar e visualizar informações das unidades da Receita Federal em todo território nacional. Além disso, a ferramenta oferece serviços sem que o cidadão precise se deslocar até uma unidade da RFB, são eles:

 

-> Consultar a situação do CPF nas bases cadastrais da RFB — Consulta CPF
-> Emissão do comprovante de Inscrição – 2º via do CPF
-> Inscrição CPF – acesso à página web
-> Regularização de CPF suspensos – acesso à página web
-> Perguntas e respostas sobre CPF – acesso à página web
-> Consulta restituição do imposto de renda — Restituição IRPF
-> Simular o cálculo do imposto de renda — mensal e anual
-> Cronograma de lotes do IRPF – acesso à página web
-> Consultar o Perguntão do IRPF – um guia com diversas questões respondidas.
-> Acessar o App Meu Imposto de Renda, para fazer ou acompanhar a declaração IRPF.
-> Acessar a página do IRPF na web.

 

Ampliando o atendimento online, a Receita Federal lançou em 2020 o aplicativo CPF Digital que tem como objetivo oferecer ao cidadão diversos serviços vinculados ao seu CPF, com o uso de validação biométrica, disponível apenas para detentores de CNH nesta versão.

O CPF Digital exibe o cartão do CPF e também envia notificação push contendo notícias aos usuários. O aplicativo nasce como mais um passo importante na digitalização dos serviços públicos aos brasileiros.

Nem todos os serviços relacionados ao CPF poderão ser resolvidos de forma remota, por isso sugerimos aos usuários que verifiquem as orientações no site da Receita Federal ou na descrição do aplicativo.

Mais informações em: https://receita.economia.gov.br/interface/lista-de-servicos/cadastros/cpf/obter-cartao-cpf-digital e https://receita.economia.gov.br/programas-para-download/dispositivos-moveis/app-pessoa-fisica

 

 

Assessoria

Facebook
Google+
Twitter
× Como posso te ajudar?