Pesquisa municipal vai traçar perfil de pessoas infectadas pela Covid-19

 

Uma equipe de estagiários e residentes iniciou esta semana o trabalho de coleta de dados de pessoas infectadas com o coronavírus no município. Foz do Iguaçu registra 5.039 casos, dos quais 4.718 estão recuperados (93,6%).

A Pesquisa de Perfil de Pacientes Confirmados (ativos e recuperados) da Covid-19 é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos em parceria com a Vigilância em Saúde. A intenção é coletar dados para análise de comportamento antes e depois da infecção, avaliar serviço público de combate à pandemia, além de dados socioeconômicos desse grupo.

“As ligações são feitas em horário comercial, de segunda a sexta-feira, por estagiários e residentes alocados na Vigilância em Saúde. Os integrantes da equipe se identificam antes da coleta de dados para que haja segurança e confiabilidade”, disse Adriana Izuka, enfermeira da Vigilância.

As perguntas tratam sobre escolaridade, renda familiar, até período de contágio, locais de trânsito e grau de isolamento praticado antes de identificar a doença. Números de documentos não são requeridos. Nenhum dado pessoal será divulgado.

A Divisão de Estatísticas e Estudos Turísticos, da Secretaria de Turismo, coordena a metodologia e elaboração do questionário na coleta de dados, cálculo amostral, o treinamento dos pesquisadores e demais aspectos ligados à operacionalização da pesquisa.

“Neste estudo conseguimos levantar o perfil social com casos confirmados, e alguns comportamentos de risco antes do contágio e durante o isolamento, e isso ajuda a identificar se o comportamento das pessoas está contribuindo para a proliferação da doença”, explicou Ana Oliveira, chefe da divisão.

Os dados servirão de base para conhecer mais sobre o perfil e hábitos da população atingida e fomentar políticas públicas de combate a doenças infecciosas.

 

 

Assessoria

Facebook
Google+
Twitter

DETRAN VOLTA A ATENDER EM FOZ

  A 16ª Ciretran (Detran) de Foz do Iguaçu voltou a atender o público por agendamento nesta segunda-feira (28). O trabalho foi interrompido na última

LEIA MAIS
× Como posso te ajudar?