PARAGUAY DIVULGA PLANO PARA REABERTURA PARCIAL DA PONTE DA AMIZADE

 

O governo paraguaio anunciou na noite de ontem o esboço do protocolo de reabertura gradual da fronteira em Cidade do Leste e Foz do Iguaçu, pela Ponte Internacional da Amizade.

De acordo com o ministro da Saúde do Paraguai, Julio Mazzoleni, o protocolo será aplicado pela Diretoria de Migrações, com previsão a partir do dia 26 de setembro.

Em coletiva de imprensa no Palácio Lopez, sede do governo em Assunção, Mazzoleni deixou claro que o protocolo não incluiu outras cidades da fronteira paraguaia, como Pedro Juan Cabellero ou fronteiras com a Argentina.

Após reunião com o presidente Mário Abdo Benítez, a o ministro ressaltou que a ideia é oxigenar o comércio de Cidade do Leste, que vive uma histórica crise econômica.

O plano é que o turista brasileiro possa entrar no Paraguai e sair no mesmo dia, em horários específicos. Os paraguaios também poderão deixar o país para fazer compras em Foz do Iguaçu.

A diretora de Migrações do Paraguai, Maria de los Angeles Arriola, disse que os próximos dez dias serão para trabalhar nos detalhes da reabertura. Segundo ela, os turistas brasileiros poderão entrar no Paraguai das 5h às 10h e retornar até às 18h.

“Não podemos deixar nenhum ‘cabo solto’. Lembramos que é uma abertura gradual, que se não der certo, voltaremos a fechar”, disse Maria Arriola.

A diretora informou ainda, que deverá ser feito uma pesquisa das regiões mais afetadas e admitiu que falta um sistema tecnológico para controlar o ingresso de pessoas, como câmera, reconhecimento facial e equipamentos similares. “Não posso deixar que entram 500 e o Brasil permita sair mil. Precisamos conversar sobre isso”, disse.

 

 

Rádio Cultura

Facebook
Google+
Twitter

É PRIMAVERA

  A primavera começou às 10h31 desta terça-feira – 22 de setembro – e termina às 07h02 de 21 de dezembro. Segundo o Sistema de

LEIA MAIS
× Como posso te ajudar?