Mestrado em Integração Contemporânea da América Latina tem inscrições abertas

 

O mestrado em Integração Contemporânea da América Latina (ICAL) está com inscrições abertas até o dia 14 de outubro, para alunos regulares, com ingresso no primeiro semestre de 2021. Estão sendo ofertadas 28 vagas, distribuídas em quatro linhas de pesquisa: Cultura, colonialidade/decolonialidade e movimentos sociais; Economia política internacional e blocos regionais; Geopolítica, fronteiras e regionalização; e Política, estado e institucionalização. O edital do processo seletivo pode ser acessado em bit.ly/PPGICAL2021.

Candidatos formados, preferencialmente, nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais e Ciências Sociais Aplicadas podem inscrever-se no processo seletivo. Também será aceita eventual candidatura justificada de graduados em outras áreas do conhecimento, desde que também possuam projetos voltados à temática de integração contemporânea da América Latina. A inscrição e o curso são gratuitos.

As inscrições devem ser feitas unicamente por via eletrônica, acessando o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UNILA, que pode ser acessado em bit.ly/mestradounila. Além de preencher a ficha de inscrição, o candidato deve anexar documentos como currículo e projeto de pesquisa. O processo seletivo consta de três fases: a primeira é a análise do projeto de pesquisa; a segunda é uma entrevista on-line, com uso de comunicação por áudio e vídeo; e, por fim, haverá uma avaliação da pontuação do currículo apresentado. As entrevistas acontecem entre os dias 11 e 18 de novembro, e o resultado será divulgado até o dia 4 de dezembro.

Dúvidas sobre o processo seletivo podem ser esclarecidas pelo e-mail: secretaria.ppgical@unila.edu.br.

Mestrado ICAL

O Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina está vinculado à área de Ciência Política e Relações Internacionais. O foco principal do mestrado é em integração regional, que pode ser abordada através de diferentes perspectivas, aspectos e áreas do conhecimento. O curso pretende formar profissionais capacitados ao ensino, à pesquisa e à elaboração de políticas públicas nacionais e regionais, por meio da formação teórica, do pensamento crítico e, ainda, do desenvolvimento de uma perspectiva autônoma de intelectual latino-americano, engajado na busca de soluções para as questões sociais, culturais, políticas e econômicas da região.

Para mais informações sobre o curso, acesse a página do Programa em programas.unila.edu.br/ical.

 

 

Assessoria

Facebook
Google+
Twitter
× Como posso te ajudar?