Mais de 5.500 pessoas já foram vacinadas contra a gripe em Foz

 

Em Foz do Iguaçu, 3.261 crianças de 6 meses a menores de 6 anos receberam a vacinação contra a Influenza desde o início da campanha, em 12 de abril. O número, apesar de expressivo, representa apenas 16% deste público, formado por 22.022 crianças. Neste período também foram imunizados 1.711 profissionais da saúde (19%), 465 gestantes (14%) e 88 mulheres em período pós parto – puérperas (16%).

O agendamento on-line segue disponível no site da Prefeitura de Foz do Iguaçu. As 20 unidades de saúde também ofertam a vacinação para a busca espontânea, ou seja, sem a obrigatoriedade do cadastramento. A meta da Secretaria de Saúde é vacinar 90% dos grupos prioritários.

“A vacinação acontece nas 20 unidades de saúde que não estão atendendo casos covid, então é importante que a população busque o serviço. A vacina é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença. Adotamos todas as medidas de segurança para evitar outros contágios e realizar uma vacinação segura para a população e as equipes de saúde”, afirma a secretária de saúde, Rosa Maria Jeronymo.

Na segunda fase, de 11 de maio a 8 de junho, a vacinação abrangerá idosos a partir de 60 anos e professores das escolas públicas e privadas. Na terceira etapa, de 9 de junho e 9 de julho, estão: pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privadas de liberdade e adolescentes e jovens em medias socioeducativas.

Conforme lembrou a coordenadora do Programa de Imunização, Adriana Izuka, a influenza também leva a hospitalização em grupos mais vulneráveis. “Temos casos da Influenza todos os anos, que leva a hospitalização e até o óbito em grupos de maior risco para complicações. Com a oportunidade de se proteger, é importante que esta população busque a unidade de saúde e garanta a imunização”.

 

Vacinação

Fazem parte do público-alvo da campanha, nesta primeira etapa, 22 mil crianças de 6 meses a menores de 6 anos; 3.317 gestantes; 545 puérperas e 8. 838 trabalhadores da saúde. Para receber a vacinação, será necessário levar a carteira de vacinação (se tiver) e documento com foto. Para trabalhadores da saúde é necessário comprovar vínculo trabalhista. Trabalhadores da saúde de hospitais de Foz serão vacinados no local de trabalho.

 

 

Assessoria

Facebook
Google+
Twitter
× Como posso te ajudar?