Itaipu, Prefeitura e parceiros lançam projeto “Vila A Inteligente” nesta terça-feira (28)

Foz do Iguaçu ganhará o primeiro bairro inteligente do País, resultado de uma parceira entre a Itaipu Binacional, Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, Parque Tecnológico Itaipu e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O lançamento será na manhã desta terça-feira (28), no Centro Executivo da Itaipu.

A cerimônia será transmitida ao vivo pelas redes sociais – Youtube da ABDI e de Itaipu Binacional e também pelo Facebook do Parque Tecnológico Itaipu e da Prefeitura de Foz do Iguaçu (acompanhe pelos canais: Youtube:/abdigov e/itaipubinacional ou Facebook: /prefeituradefozoficial/ e /ptibrasil).

O evento contará com a presença do vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Nilton Bobato, do diretor-geral brasileiro da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, além do diretor-superintendente do PTI, general Eduardo Garrido e do presidente da ABDI, Igor Calvet. A ABDI destinará R$ 6 milhões para o projeto Vila A Inteligente, por meio de um convênio firmado entre a Agência e o PTI nos próximos três anos.

Projeto inovador 

O projeto Vila A Inteligente inclui luminárias inteligentes com câmeras de reconhecimento facial integradas; pontos de ônibus e semáforos inteligentes; rede de WI-FI pública e central de controle operacional, entre outras inovações.

O projeto prevê, inicialmente, a instalação de 10 tecnologias para tornar Cidades Inteligentes no bairro, com a intenção de testar e validar essas soluções. A ideia é, com isso, atrair novas empresas e negócios para a cidade e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida dos moradores. A validação das tecnologias permitirá, ainda, a replicação da iniciativa em outros bairros de Foz e outros municípios.

Além de melhores condições para os cidadãos, o Programa Vila A Inteligente, que faz parte das ações do Acelera Foz, tem o objetivo de diversificar a economia de Foz do Iguaçu. A expectativa é que o espaço de testes seja um atrativo para dezenas de empresas e startups testarem suas soluções. A validação das tecnologias permitirá, ainda, a replicação da iniciativa em outros bairros de Foz e outros municípios.

Regulamentação 

Para viabilizar a implementação da iniciativa, a Prefeitura de Foz do Iguaçu publicou no dia 25 de junho de 2020 o Decreto nº 28.244, instituindo o “Programa SandBox”, que regulamenta no município a instituição de ambientes experimentais de inovação científica, tecnológica e empreendedora, sob o formato de bancos de testes regulatórios.

O termo SandBox é utilizado na área de tecnologia da informação e corresponde a um ambiente isolado, específico para testes de uma aplicação.

Assessoria
Facebook
Google+
Twitter
× Como posso te ajudar?