Itaipu lança Guia Ilustrado para orientar os turistas na visita ao Ecomuseu

 

Novidade foi recebida com entusiasmo pelos visitantes nesta sexta-feira (9), véspera do feriado prolongado. Lançamento faz parte das comemorações dos 33 anos do museu.

Os turistas que visitarem o Ecomuseu de Itaipu a partir desta sexta-feira (9), véspera do feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida, terão uma novidade. Todos vão receber um exemplar do Guia Ilustrado do Ecomuseu, com informações sobre o circuito turístico, o acervo, as exposições, as curiosidades e a importância do espaço para a preservação da memória do Oeste paranaense.

Em formato de folder, o guia é ricamente ilustrado, de fácil visualização, e reflete a diversidade de atrações que aguarda o visitante. Um mapa indica a localização dos destaques do acervo, como o caminhão “Sansão”, um dos veículos de carga usados na construção da usina de Itaipu, a réplica do eixo da turbina e a sala que guarda peças arqueológicas que datam da pré-história.

O guia também destaca o espaço Ciência na Esfera, com projeções animadas da Terra e de outros planetas e satélites do Sistema Solar. As projeções estavam suspensas desde março, por causa da pandemia de covid-19, e retornaram também nesta sexta-feira, com capacidade limitada a nove pessoas por sessão e portas abertas.

A novidade agradou os turistas que visitaram o atrativo nesta sexta-feira. “Gostei do folheto, achei interessante e bem explicativo. Vou guardar de recordação”, disse Betânia Silva, de Macapá (AP). “Atravessamos o país para vir conhecer a Itaipu. Já visitamos a usina e estamos com uma expectativa enorme de conhecer o Ecomuseu”, completou Marco Miranda.

“Meu sonho era conhecer a Itaipu. Acabamos de fazer a Vista Panorâmica, e é muito bonita, é impressionante. Como pode o ser humano construir algo tão grande? O Ecomuseu também estava nos nossos planos, não podíamos deixar de vir aqui”, afirmou Sônia Filgueiros, de Campo Grande (MS), que visitou o atrativo com o neto, Artur.

O médico Carlos Bastos e o professor Franklin Zillmer também vieram de longe, Aracaju (SE), para conhecer Foz do Iguaçu. O Ecomuseu de Itaipu não poderia faltar no roteiro. “É sempre importante conhecer a história, saber como tudo começou e o que foi preservado da época da construção da Usina”, disse Bastos.

O lançamento do guia faz parte da programação de aniversário do Ecomuseu, que completa 33 anos no próximo dia 16. O projeto gráfico e os desenhos são de autoria do ilustrador João Chiodi, da equipe da Divisão de Imagem Institucional da Itaipu. O folder poderá ser baixado em versão digital no site do Complexo Turístico de Itaipu (www.turismoitaipu.com.br).

Jogo Itaipu Sustenta-Habilidades será lançado na segunda (12)

A Itaipu preparou uma série de atividades para comemorar os 33 anos do Ecomuseu. Na segunda-feira, dia 12, haverá o lançamento do “Itaipu Sustenta-Habilidades”, um jogo de realidade alternativa (ARG, na sigla em inglês) voltado para crianças e adolescentes. O link do jogo será divulgado nos sites e redes sociais da própria Itaipu, Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros.

No dia 14, será lançado um tour virtual pelo Ecomuseu, com imagens em 360º. Será possível fazer uma visita on-line pelo atrativo, percorrendo as salas de exposição e visualizando os destaques do acervo. O acesso será gratuito, pelo portal de Itaipu na internet (www.itaipu.gov.br) e também do Complexo Turístico Itaipu (www.turismoitaipu.com.br).

No dia 20, em cerimônia com a presença de diretores de Itaipu e autoridades convidadas, será lançada a websérie “Conhecendo o Ecomuseu” e o kit “Guias pedagógicos da Itaipu Binacional”. A websérie terá quatro episódios de cinco minutos cada, com visitas guiadas, entrevistas, animações e os bastidores do trabalho técnico dos profissionais.

O kit “Guias pedagógicos de Itaipu” foi produzido em parceria com o setor de Educação e Ciência do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e será distribuído em instituições de ensino do Oeste do Estado. O material contém informações sobre os programas socioambientais desenvolvidos pela empresa e servirá de apoio às visitas técnicas à usina, ao Ecomuseu e ao Refúgio Biológico Bela Vista.

Na cerimônia de lançamento da websérie e do kit “Guias Pedagógicos”, também serão detalhados os projetos de reforma e ampliação previstos para o espaço.

 

 

Assessoria

Facebook
Google+
Twitter
× Como posso te ajudar?