Hospital Costa Cavalcanti disponibiliza suporte às famílias de pacientes internados na UTI Covid

A iniciativa tem como objetivo oferecer apoio humanizado e diferenciado para esses casos.

Com a chegada da pandemia em Foz do Iguaçu, e algumas restrições necessárias para garantir a segurança de todos, o Hospital Ministro Costa Cavalcanti criou um comitê de suporte familiar para dar apoio humanizado e diferenciado para casos de pacientes internados nas Unidades de Terapia Covid (UTC).

O suporte familiar atua diariamente, das 8 às 17 horas, entrando em contato com familiares para acolhimento e repasse de informações sobre o funcionamento da UTC. Todos os dias, no período da manhã, o médico titular, juntamente com a equipe multidisciplinar e o Suporte Familiar fazem um boletim diário de cada paciente, de acordo com o quadro clínico atual e o plano terapêutico individualizado. Em seguida o grupo faz contato com os familiares para explicar a rotina dos pacientes nas últimas 24 horas, e como o paciente tem reagido ao tratamento.

Desde o início das atividades, em março, o HMCC já realizou cerca de 2 mil contatos familiares para passar informações e esclarecer dúvidas de familiares sobre os pacientes. “Nosso foco é o cuidado centrado no paciente e na família”, disse a coordenadora do Suporte Familiar, Dra. Ana Paula Romanini. Ela disse ainda, que essa foi a melhor forma encontrada para garantir a comunicação direta, individualizada e humanizada com as famílias neste momento delicado, pois em decorrência da pandemia por covid-19, as visitas foram suspensas.

“Além de prestar atendimento ao paciente no hospital, temos o dever de cuidar também dos familiares, porque eles não podem visitar seus entes queridos no momento. Sabemos que é uma situação muito difícil, por isso, dedicamos todo o cuidado e carinho necessários para manter os familiares com informações atualizadas, e além disso oferecer suporte psicológico necessário”, explicou a Dra. Ana Paula Romanini.

Além da ligação diária realizada pela concierge do HMCC, o serviço dispõe de um canal aberto para comunicação por meio do telefone (45) 3576-8763, em horário comercial, caso os familiares precisem entrar em contato. O HMCC lembra que é fundamental manter atualizado o telefone do familiar responsável pelo paciente, para que as equipes possam entrar em contato.

O Hospital Ministro Costa Cavalcanti reforça que os padrões de conduta em todas as situações têm como foco preservar a segurança de todos os pacientes, colaboradores e médicos da Instituição e manter a excelência no atendimento de qualquer natureza.

 

Assessoria

Facebook
Google+
Twitter
× Como posso te ajudar?