Dos 15 vereadores de Foz,13 irão disputar a reeleição em 2020

Dos 15 vereadores que formam a 17ª legislatura da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, 13 já decidiram disputar a reeleição em 2020. Faltando pouco mais de três meses para o pleito, apenas um parlamentar afirma que não irá concorrer ao cargo eletivo no dia 15 de novembro. Este ano, pela primeira vez na história as convenções partidárias serão de forma virtual, segundo entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em meados de fevereiro, o GDia fez uma enquete com apoio da Assessoria de Comunicação da Câmara, e constatou que 12 parlamentares já haviam decidido por disputar a reeleição este ano. Na ocasião, Márcio Rosa se declarou indeciso em relação a um novo pleito, mas a amigos, teria dito que as chances de não disputar a reeleição eram de 90%.

Passados cinco meses, Márcio Rosa decidiu tentar um novo mandato na Casa de Leis. Quem também mudou o entendimento nos últimos meses é o vereador Edílio Dall’Agnol, que na época, dizia não ser mais candidato a reeleição. Agora, o parlamentar afirma estar indeciso entre disputar ou não a reeleição.

O único parlamentar que manteve a decisão anterior, de não disputar a reeleição, é Rudinei de Moura. Na enquete anterior, os demais parlamentares – Elizeu Liberato, Beni Rodrigues, Luiz Queiroga, Anice Gazzaoui, Rogério Quadros, Inês Weizemann, Nanci Rafagnin Andreola, Darci Siqueira, Jeferson Brayner, Edson Narizão, Celino Fertrin e João Miranda já haviam demonstrado a intenção de buscar nas urnas um novo mandato.

Nova data
As eleições municipais deste ano, que seriam realizadas em outubro, foram adiadas para os dias 15 e 29 de novembro, função da pandemia do novo Coronavírus. De acordo com ajustes promovidos pelo TSE, os novos prazos para as convenções partidárias, de acordo com a Emenda Constitucional 107/2020, serão 31 de agosto a 16 de setembro.

Segundo o TSE, as legendas devem garantir ampla publicidade, a todos os seus filiados, das datas e medidas que serão adotadas. As agremiações terão autonomia para utilizar as ferramentas tecnológicas que entenderem mais adequadas para as convenções virtuais para definir seus candidatos a prefeito, vice de vereadores.

Vereadores pré-candidatos: Anice Gazzaoui; Beni Rodrigues; Celino Fertrin; Darci Siqueira; Edson Narizão; Elizeu Liberato; Inês Weizemann; Jeferson Brayner; João Miranda; Luiz Queiroga; Nanci Rafagnin Andreola; Márcio Rosa; Rogério Quadros
Indeciso: Edílio Dall’Agnol
Não será candidato: Rudinei de Moura

Ronildo Pimentel

Facebook
Google+
Twitter
× Como posso te ajudar?