Cemitérios de Foz devem receber 30 mil pessoas no feriado de Finados

 

Os cinco cemitérios de Foz do Iguaçu devem receber cerca de 30 mil pessoas entre sábado (31) e segunda-feira (2). A expectativa foi compartilhada pela Camis Assessoria e Serviços, que é responsável pela administração dos espaços públicos do município.
Segundo a empresa, os últimos reparos e limpezas estão sendo finalizados para que as famílias possam visitar os túmulos e realizar as homenagens aos seus entes queridos. Quem passar por um dos cemitérios da cidade no feriado de Finados encontrará fachadas novas e modernas, calçadas acessíveis e capelas totalmente revitalizadas.

“Anualmente esta é a data que observamos nossos cemitérios mais movimentados. São milhares de pessoas que se deslocam de suas casas para prestar homenagens aos familiares e amigos que já partiram desta vida. Neste sentido, benfeitorias foram promovidas. Nosso objetivo é garantir mais conforto e comodidade aos visitantes”, destacou a gerente administrativa da Camis, Amanda Camargo.
Além das melhorias, há uma grande preocupação com a saúde dos visitantes em razão da Covid-19. Por conta disso a visitação nos cemitérios será limitada a apenas 50% da capacidade de cada local, em diferentes horários. Cada espaço terá uma área para a entrada e outra para a saída do público, evitando aglomerações.

No dia 2 de novembro os portões dos cemitérios serão abertos às 7h e fechados às 19h. Entretanto é preciso ficar atento a algumas orientações. O intervalo entre as 7h e 10h será reservado para idosos e pessoas que estão no grupo de risco da Covid-19. O público que não se enquadra nessas condições deve escolher outro horário para visitar os túmulos.

Em todos os locais haverá funcionários para orientar a população nos pátios e escritórios. Quem precisar de informações sobre documentos pode procurar a secretaria do Cemitério São João Batista a partir das 8h. O uso de máscaras é obrigatório.

Serviços de saúde 
Em diversos pontos dos cemitérios haverá distribuição de álcool em gel para garantir a higienização das mãos. A empresa Camis oferecerá o produto sanitizante aos visitantes, assim como máscaras descartáveis e água. Em todos os locais também será feita a aferição de temperatura corporal.

Através de uma parceria com a empresa Multivida, serão disponibilizados no Dia de Finados alguns serviços de saúde, como medição da pressão arterial, testes de glicemia, dentre outros. Dessa forma o público pode aproveitar a data para verificar se está tudo certo com o corpo. O atendimento será gratuito e tem como objetivo garantir a segurança e o bem estar dos visitantes.

Sem celebrações 
Diferente dos anos anteriores, neste Dia de Finados não haverá celebrações religiosas nos cemitérios. A medida é uma prevenção à Covid-19 e visa evitar aglomerações, uma das principais medidas para impedir a propagação do vírus. Quem desejar pode acompanhar as missas na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe às 7h e às 19h na segunda-feira (2).

Orientações gerais
Diante da constante preocupação com a proliferação do mosquito da dengue, a orientação é para que as pessoas evitem levar plantas artificiais ou outros ornamentos que possam acumular água.

No caso de vasos ou floreiras, é possível usar areia para evitar que a água da chuva, por exemplo, acabe servindo de criadouro para os mosquitos. Quem escolher arranjos artificiais não será impedido de realizar a homenagem, mas a Camis alerta que o material será removido posteriormente para evitar problemas. Esta ação está prevista no decreto n° 21.422 de 27 de junho de 2012.

As pessoas também podem aproveitar este feriado para colocar em dia a taxa anual de manutenção dos túmulos. O valor tabelado para este ano é de R$ 95,87 por gaveta ou terreno. O dinheiro recolhido é empregado em pequenas reformas feitas periodicamente pelos funcionários dos cemitérios.

 

 

 

Gdia

Facebook
Google+
Twitter
× Como posso te ajudar?