Ultrafreezer cedido pela Unila viabiliza vacina Pfizer para Foz do Iguaçu

 

Foz do Iguaçu está no grupo de cinco cidades do Paraná, junto com Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel, que vai receber as vacinas da Pfizer enviadas pelo Ministério da Saúde. O prefeito Chico Brasileiro se reuniu nesta quarta-feira (12) com o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, que garantiu a remessa dos imunizantes, o que pode ocorrer já na próxima semana.

As vacinas serão armazenadas em freezer de ultrabaixa temperatura cedido pela Universidade da Integração Latino-Americana (Unila). O imunizante exige um ambiente de -70ºC por longos períodos ou de -25º e -15º por até duas semanas. “A Unila tem sido uma grande parceira no enfrentamento à covid-19. Graças a esse empréstimo, teremos em breve a vacina da Pfizer/Biontech e daremos ainda mais celeridade à imunização da nossa população”, disse a secretária municipal de Saúde, Rosa Jeronymo.

A secretária conversou com o reitor da universidade, o professor Gleisson Alisson Pereira de Brito, que entendeu a urgência e a necessidade do refrigerador, e autorizou o empréstimo do freezer.

Foz do Iguaçu dispõe de uma rede de 11 refrigeradores necessários para vacinas que exigem temperatura de 2 a 8 graus para serem acondicionadas. “O sistema de saúde municipal conta com refrigeradores específicos para as vacinas. Esses refrigeradores e câmaras portáteis têm controles de temperatura, baterias e alarmes”, explicou Rosa Jeronymo.

Pfizer para Foz

Pela necessidade de refrigeração especial, Foz do Iguaçu receberá a primeira remessa deste imunizante na próxima entrega ao Estado. O Paraná recebeu duas entregas da vacina Pfizer, as primeiras doses foram destinadas somente à capital, o segundo lote, entregue no início da semana, foi destinado às cidades de Londrina, Cascavel e Maringá.

O secretário Beto Preto disse que o governador Ratinho Júnior autorizou a inclusão de Foz do Iguaçu entre as cidades que receberão o próximo lote de vacinas da Pfizer, após a reivindicação do prefeito Chico Brasileiro.

A solicitação de Chico Brasileiro leva em consideração que Foz do Iguaçu, na fronteira entre o Paraguai e Argentina, embora tenha uma população de 258 mil habitantes, tem mais de 424 mil usuários do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

 

Assessoria

Facebook
Google+
Twitter
× Como posso te ajudar?