Meio Ambiente promove concurso para escolher nome das novas Unidades de Valorização de Recicláveis (UVR)

 

A Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, convida entidades da cidade a participarem de um concurso para a escolha dos nomes das novas Unidades de Valorização de Recicláveis (UVRs) do município.

O objetivo do concurso é homenagear personalidades que tenham contribuído com o desenvolvimento de projetos para a melhoria da qualidade de vida dos moradores de Foz do Iguaçu.

As instituições podem fazer as inscrições com as indicações até o dia 21 de maio, através do formulário disponível no link: https://forms.gle/L1vGPKxzepEfeY3R9. Podem participar do processo de seleção unidades de ensino (municipais, estaduais, federais e privadas), associações de moradores, igrejas, associações comerciais, entre outras entidades de Foz do Iguaçu. Conforme regulamento, disponível em: https://drive.google.com/file/d/187vYTNV_W5S-dTY5DhRd34m8mzdCbH4Y/view?usp=sharing.

 

Seleção

As indicações passarão por uma comissão formada por representantes do Parque Nacional do Iguaçu, Itaipu Binacional, Fundação Cultural e Secretaria Municipal de Educação, a qual avaliará as indicações seguindo critérios preestabelecidos.

No caso de haver mais de uma indicação para cada UVR, os nomes passarão por votação popular on-line. O link será disponibilizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e divulgado nas redes sociais entre os dias 26 e 31 de maio. O resultado final será divulgado no dia 06 de junho nos canais oficiais da Prefeitura Municipal.

 

Sobre o Programa

Lançado em junho de 2018, o Programa Municipal de Coleta Seletiva é coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A coleta é serviço essencial à população e já apresenta como resultados a redução de 3.979 toneladas de materiais destinados ao aterro sanitário, além do aumento na geração de renda das catadoras e catadores integrados ao programa, bem como a melhoria das condições de trabalho dos mesmos.

As unidades de triagem representam a modernização da política de gestão de resíduos do município, pois contam com um sistema mecanizado para o processo de triagem, enfardamento e armazenamento dos materiais recicláveis oriundos da coleta seletiva, até a sua comercialização. O sistema melhora as condições de trabalho, a renda dos trabalhadores e aperfeiçoa os processos de logística.

A Prefeitura de Foz, em parceria com a Itaipu Binacional e o Governo do Estado, está investindo em reformas e ampliação das unidades de triagem, bem como na aquisição de equipamentos e veículos para a coleta, triagem e destinação dos resíduos recicláveis domiciliares. Além disso, o Município firmou contrato para o pagamento pelos serviços ambientais prestados pelos catadores, uma reivindicação histórica dessa classe trabalhadora e prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A coleta seletiva atende a área residencial urbana, a área rural e os prédios públicos municipais uma vez por semana, com coleta porta a porta, conforme pode ser consultado no mapa disponível em: https://www.google.com/maps/d/u/0/edit?mid=1E3YnhOna2K_K-9c-09q_43SkmrsWngUp&ll=-25.518941755308166%2C-54.53097126220179&z=12

 

 

 

Assessoria

Facebook
Google+
Twitter
× Como posso te ajudar?