CIPA e Saúde ocupacional promovem live “Saúde Mental e Qualidade de Vida” nesta sexta (30)

 

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), em parceria com a Diretoria de Saúde Ocupacional (DISO), promove nesta sexta-feira (30) a live “Saúde Mental e Qualidade de Vida”. A transmissão acontecerá às 09h no Youtube e poderá ser acessada através do link tiny.cc/cipapmfi. Um QR Code para redirecionamento à página também está sendo enviado aos servidores.

De acordo com o presidente da CIPA, Adelanio Nogueira, a palestra vai abordar temas como inteligência emocional e gerenciamento de emoções e será conduzida pelo psicólogo Luciano da Silva Gomes.

“O tema surgiu durante uma discussão dos membros da CIPA sobre o cenário atual e a nova rotina diante da COVID19. Muitos servidores têm demonstrado preocupações que estão relacionadas à natureza da profissão, ao contato com colegas que adoeceram no ambiente de trabalho, ao atendimento ao público, entre outras”, explicou Nogueira.

Esta será a primeira palestra on-line organizada pela CIPA. A comissão pretende realizar mais ações nesse formato com vistas a fortalecer os vínculos com os servidores.

Além da explanação sobre os cuidados com a saúde mental, os servidores poderão interagir e esclarecer dúvidas durante a apresentação. “Também será um momento muito importante para divulgar o trabalho de acompanhamento psicológico ofertado pela Diretoria de Saúde Ocupacional aos servidores”, acrescentou Nogueira.

Para conhecer e agendar o atendimento, os servidores devem entrar em contato através do número 45-984233151.

A palestra e a divulgação dos serviços de acolhimento aos trabalhadores do Poder Público Municipal acontecem em meio às reflexões sobre o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho instituído pela Organização Internacional do Trabalho na data de 28 de abril.

Atendimento psicológico

A CIPA atua junto à Diretoria em Saúde Ocupacional, que está vinculada à Secretaria Municipal de Administração. Entre as atividades essenciais desenvolvidas pelo setor está o acompanhamento psicológico aos servidores. Atualmente, quatro profissionais compõem o quadro efetivo que atua no acolhimento dos servidores para cuidados com saúde mental, emocional e demandas específicas dos locais de trabalho. Somente no mês de março, foram feitos aproximadamente 130 atendimentos.

As iniciativas promovidas pela diretoria são voltadas à melhoria contínua da prevenção e da promoção em saúde dos servidores municipais. Segundo a diretora de Saúde Ocupacional, Carla de Lima, a área garante o atendimento priorizado por meio da realização de Perícia Médica Oficial, além de treinamentos abordando questões referentes à cultura organizacional no serviço público, liderança, relações interpessoais e outros importantes temas.

“Ter um setor dedicado para esse acolhimento e atenção aos servidores é primordial para que esse profissional saiba que existe segurança no ambiente de trabalho e, caso aconteça um infortúnio, ele tenha o amparo de especialistas”, disse.

Para o secretário de Administração, Nilton Bobato, “não há como deixar de destacar tantas funções primordiais para amparar e garantir a segurança dos servidores públicos de Foz do Iguaçu. Ter boas condições laborais é indispensável para qualquer setor, e aqui cobrimos todas as demandas necessárias”, ressaltou.

 

 

Assessoria

Facebook
Google+
Twitter
× Como posso te ajudar?