Escolas municipais de Foz estão preparadas para o retorno das aulas presenciais

 

O retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu foi novamente debatido entre a Secretaria Municipal de Educação e as equipes pedagógicas das cinco escolas que retomarão as atividades na próxima segunda-feira (03).

Durante a reunião on-line, realizada nesta quarta-feira (28), foram reforçados os protocolos de prevenção à Covid-19 e as medidas de segurança que serão seguidas durante as atividades. A Prefeitura de Foz do Iguaçu optou pelo retorno gradativo das atividades presenciais, inicialmente em cinco escolas (Jardim Naipi, Princesa Isabel, Papa João Paulo I, Osvaldo Cruz e Josinete Holler) com alunos dos primeiros e segundos anos do Ensino Fundamental. Antes do retorno, as equipes das escolas e os alunos farão o exame RT-PCR, considerado padrão-ouro para o diagnóstico da Covid-19.

 

Organização

A rotina dos alunos – desde a entrada na escola, intervalo e saída – também foi tema do encontro virtual entre os diretores da Secretaria de Educação e os funcionários das instituições. Ao entrar na escola, os alunos passarão por tapetes sanitizantes para limpeza dos calçados, terão a temperatura aferida e utilizarão álcool em gel para higienização das mãos. Os funcionários já receberam materiais de apoio, como máscaras, protetores faciais e jalecos.

Dentro das salas de aula, será obrigatório o distanciamento de 1,5 m entre os alunos. O lanche será servido nos refeitórios das unidades escolares, tendo em vista que são áreas abertas e amplas. A equipe de nutricionistas da Secretaria de Educação repassou orientações e irá acompanhar as merendeiras nos processos de armazenamento, preparo e distribuição dos alimentos.

Cada escola poderá optar em realizar filas – com distanciamento – para que os alunos sirvam o lanche, ou uma merendeira servirá o prato e levará até a mesa. Durante a refeição, os alunos também irão manter a distância de pelo menos um metro e meio. A avaliação destas práticas será constante, podendo haver mudanças. Neste momento, os alunos não poderão realizar atividades recreativas coletivas.

A equipe de Saúde Ocupacional da prefeitura também realizará visitas às escolas para verificação dos protocolos. “Foz do Iguaçu é uma das últimas cidades da região a retomar as aulas presenciais. Alguns municípios já retornaram inclusive com os CMEIS (Centros de Educação Infantil). Neste período em que as aulas presenciais estiveram suspensas, nossos professores se reinventaram para as atividades remotas e estão voltando muito mais preparados”, comentou a secretária de educação, Maria Justina.

Durante a reunião, a secretária ressaltou a importância do acolhimento às crianças neste período e pediu o apoio de todas as equipes para que a retomada das atividades ocorra com segurança. “Que tenhamos espírito de equipe, um ajudando o outro, para que o trabalho funcione e o resultado seja positivo. Precisamos do engajamento de todos e, tomando todos os cuidados, tudo dará certo”.

 

Testes

Antes do retorno das atividades presenciais, alunos e servidores farão o exame RT-PCR, considerado padrão-ouro para o diagnóstico da Covid-19. A coleta está sendo organizada pela Secretaria da Saúde e acontecerá na sexta-feira pela manhã nas escolas Josinete Holler e Papa João Paulo I, e à tarde nas escolas Osvaldo Cruz, Jardim Naipi e Princesa Isabel. Equipes da Secretaria da Saúde farão o monitoramento diário nas escolas.

 

 

Assessoria

Facebook
Google+
Twitter
× Como posso te ajudar?