Nove vítimas da covid-19 são homenageadas com plantio de árvores no Parque Monjolo nesta sexta-feira (9)

 

Serão novas lembranças vivas que irão florescer para relembrar os familiares e amigos queridos que se foram por conta da covid-19. Nesta sexta-feira (9), nove vítimas da doença em Foz do Iguaçu foram homenageadas no segundo plantio de árvores no Parque Monjolo, organizado pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente e da Saúde.

Ao todo, 15 mudas de ipês roxo, amarelo, branco e rosa já foram plantadas em duas ações. A primeira delas foi no dia 26 de março, com o plantio de seis mudas. Todas as árvores recebem uma placa com o nome e um QR code, que leva a uma breve história do homenageado.

Entre as emocionadas recordações da família de Maria dos Remédios, 59, que faleceu no fim de março, a memória de uma mulher que sempre se dedicou aos entes queridos e deixou quatro filhos e sete netos. Ao plantarem a muda de um ipê roxo, a família deu um novo significado para a espécie.

“Na minha casa eu também tenho um ipê roxo, então é como se eu fosse ficar para sempre perto dela. Quando o meu florir, vou relembrar a pessoa incrível que ela foi. Vai ser uma emoção poder vir aqui e sentar embaixo da árvore plantada com o nome dela”, disse a filha, Lucimara da Silva.

Adriano Ribeiro, de 14 anos, conta que não poderia haver homenagem melhor para o pai, Anderson Silveira, que faleceu aos 37 anos, e amava o contato com a natureza. “Gostaria muito que meu pai continuasse comigo, mas como infelizmente ele faleceu, vai ser bom ficar perto dele com essa árvore”, falou.

Após o plantio da muda, a família do seu João Nelson de Lima, 75, decidiu transformar o local em um pequeno jardim, para que os netos plantem outras flores e permaneçam simbolicamente juntos ao avô.

“Estamos há exatamente quatro meses sem o meu pai e, apesar da tristeza que sentimos, ver esse plantio nos enche de orgulho, pois ele era uma pessoa muito conhecida e amada. As melhores lembranças possíveis ficarão conosco, da excelente pessoa que ele foi”, declarou a filha, Silvana de Lima.

Também receberam a homenagem nesta sexta-feira: Grisogono Cristino Malta (73); Celso Rogério Sauer (58); Ronaldo Lopes Tavares (49); Ireno Felizaldo (74); Olga Beatriz Gonzales Lezue (53) e Gladys Mabel Segovia (66).

Foz do Iguaçu já registra 690 óbitos pela doença e 32.378 casos confirmados, dos quais 31.268 pessoas estão recuperadas.

Projeto

As famílias interessadas em participar deverão entrar em contato com a Diretoria de Arborização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pelo WhatsApp (45) 99907-9430, para agendamento e informação de dados, os quais são inseridos no mapa virtual com a localização da árvore, espécie e nome da pessoa homenageada, disponível no site da Prefeitura (https://www5.pmfi.pr.gov.br/publicacao-547).

 

 

Assessoria

Facebook
Google+
Twitter
× Como posso te ajudar?