Chico Brasileiro agradece Silva e Luna e dá boas vindas a general Ferreira, novo diretor-geral brasileiro da Itaipu

O prefeito Chico Brasileiro foi a primeira autoridade a discursar na posse do novo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, general João Francisco Ferreira, na tarde desta quarta-feira (07), em substituição ao general Joaquim Silva e Luna, que assume a presidência da Petrobrás.

Brasileiro fez um agradecimento especial a Silva Luna que, nas palavras dele, “é um homem de grandeza, de visão, que chegou em Foz e mudou o destino da sua região, deixando um legado para todo o Brasil”.

O novo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, general João Francisco Ferreira, reafirmou, ao lado do presidente Jair Bolsonaro, na solenidade de posse, a continuidade das bem-sucedidas parcerias já feitas com Foz do Iguaçu e toda a região Oeste do Paraná. A margem brasileira da binacional investiu R$ 2,5 bilhões em obras estruturantes no Paraná – a maior parte delas no entorno de Foz.

Estes investimentos estão movimentando a economia local, com a geração de 2,5 mil empregos diretos e indiretos. Entre as principais parcerias do município e a binacional, estão convênios na área da saúde.

A Itaipu repassou ao Hospital Municipal Padre Germano Lauck cerca de R$ 15 milhões para o enfrentamento da pandemia da covid-19. Outras ações nesta área já haviam sido feitas por meio de convênios com o Hospital Ministro Costa Cavalcanti e o Hospital Madre de Dio, que mantém uma reserva técnica para atender pacientes vítimas do novo coronavírus.

Em relação às obras estruturantes, além da segunda ponte, com quase metade da obra construída, a grande expectativa é em relação ao próprio Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, que recebeu várias melhorias e, de fato, está se transformando em um hub internacional, com capacidade para receber aeronaves de grande porte e voos de grande distância sem necessidade de pouso em outras cidades. A outra é a duplicação de um trecho de 8,5 quilômetros da BR-469, conhecida como a Rodovia das Cataratas.

“Sem dúvida, a Itaipu tem um papel primordial para o desenvolvimento do Brasil e do Paraguai, em especial a região onde está inserida. Desde a semana passada, venho fazendo uma transição com o general Silva e Luna, meu antecessor, de todas as informações de como a empresa vem sendo conduzida”, disse o general João Francisco Ferreira.

“Já pude ter um mapeamento geral da empresa, o que facilita verificar o que vem dando certo, como são estas obras estruturantes que vão colocar Foz do Iguaçu e região em um novo ciclo econômico”, complementou.

Para o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, o anúncio do novo diretor-geral brasileiro de Itaipu traz bastante alívio para o município, que tem uma relação muito próxima da binacional. “Temos feito parcerias em várias frentes com ganhos para toda a população de Foz do Iguaçu. Silva e Luna deixou um legado em dois anos e um mês à frente da usina, e temos certeza, pela própria fala do general Ferreira, que este trabalho será honrado”, ressaltou o prefeito.

Emocionado, o general Silva e Luna despediu-se da Itaipu, afirmando que “esses dois anos voaram!”. “Saio agradecido, sereno e confiante por entregar a direção-brasileira da Itaipu em mãos mais preparadas que as minhas, que certamente melhor conduzirão, em harmonia com a direção-geral paraguaia, os destinos da nossa binacional”. “Surte, amigo”, desejou ao general Ferreira.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, em relação ao novo diretor-geral brasileiro de Itaipu, que “considerando o seu ciclo de amizades, vida pregressa e quem te indicou, os senhores fiquem tranquilos, que continuarão tendo uma excelente administração aqui na Itaipu”.

 

 

 

Assessoria

Facebook
Google+
Twitter
× Como posso te ajudar?