Novo Prazo

 

O governo paraguaio disse ontem que já decidiu pela reabertura da fronteira. Os últimos detalhes foram ajustados na quarta-feira, 23, e quinta-feira, 24, onde se definiram horários distintos nas cidades de Salto del Guairá, Pedro Juan Caballero e Ciudad del Este para o trânsito. Agora, a decisão final depende apenas do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.

Segundo a Rádio Ñaduti, o Secretário Privado do Presidente Mário Abdo Benítez, Maurício Espínola, disse que Bolsonaro teria pedido um tempo para ajustar o protocolo brasileiro para decidir a data de reabertura. Esta definição do governo brasileiro deve ocorrer até a próxima segunda-feira, 28. Dessa forma, a reabertura pode não ocorrer no dia 29, conforme as informações iniciais.

Ao ABC Color, a Diretora de Migração do Paraguai, Ángeles Arriola, disse que a imprensa se equivocou ao anunciar a data de 29 de setembro como dia para a reabertura. “É necessário entrar em acordo com o Brasil para definir a data de reabertura. Isso está sendo discutido, e por isso está confuso. Confundiram que o dia 28 ou 29 seria a reabertura, mas não, esta data é quando vai ocorrer a definição de uma data para a reabertura” explicou ela.

O governo brasileiro ainda não se pronunciou oficialmente sobre a reabertura da fronteira. A Portaria que estabelece o fechamento de fronteira encerra no sábado, dia 26 de setembro. Até o momento não há nenhuma indicação do presidente Bolsonaro se a Portaria será renovada.

 

 

Ñandutí/ABC Color

Facebook
Google+
Twitter
× Como posso te ajudar?