Ponte da Amizade, Protocolo Paraguaio

 

 O presidente Mario Abdo Benitez, do Paraguai, aprovou na tarde de ontem o protocolo para uma abertura gradual da Ponte Internacional da Amizade, entre Foz do Iguaçu e Cidade do Leste, para fins comerciais. Autoridades do poder executivo vizinho informaram que os presidentes Abdo Benitez e Jair Bolsonaro ainda devem conversar para definir uma data para a retomada comercial na fronteira.

O chanceler paraguaio, Antonio Rivas, informou que uma data para que dos dois presidentes conversem já está sendo agendada. Na terça-feira (22), a a diretoria-geral de Mirações virá à fronteira para finalizar os termos do protocolo de reabertura. “No nosso caso já foi estabelecido um protocolo. Esse protocolo será comunicado às autoridades brasileiras e nós vamos conhecer o protocolo do lado brasileiro”, disse Rivas.

O ministro da Saúde do Paraguai, Julio Mazzoleni, disse que o objetivo principal do protocolo é restabelecer o turismo de compras e a reativação econômica da região. Ressaltou que para essa retomada, será necessária o cumprimento estrita do protocolo por cada comércio da fronteira.

Parte do estabelecido no protocolo é que os turistas estrangeiros poderão acessar a região central de Cidade do Leste, até a rua do governo de Alto Paraná. Ainda serão feitos controles de entrada e saída nos acessos às cidades de Hernandárias e Presidente Franco.

Mais detalhes sobre o protocolo será divulgado nesta terça-feira, após uma reunião com o prefeito de Cidade do Leste, Miguel Prieto e o governador de Alto Paraná, Roberto Vaesken.

 

 

Rádio Cultura

Facebook
Google+
Twitter
× Como posso te ajudar?