Atleta olímpica Ana Sátila é uma das vencedoras da Corrida Rural do Ceconfi

Integrante da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio, a canoísta Ana Sátila Vargas abrilhantou a primeira edição da Corrida Rural, promovida pelo Centro de Convenções de Foz do Iguaçu (Ceconfi) e o Clube Marinho, na manhã deste domingo, 3. Abraçada à irmã – a também canoísta da Seleção Brasileira, Omira Maria – ela foi a primeira a cruzar a linha de chegada na categoria Feminino 6 Km. A prova premiou, ao todo, 18 atletas nas quatro categorias disputadas, com circuitos de seis e dez quilômetros.

Outro rei das águas, o canoísta Mathieu Desnos, campeão europeu e panamericano, também participou da corrida, terminando em segundo nos 10Km Masculino. Desnos e Ana Sátila namoram desde 2017, quando o atleta francês trocou o sonho olímpico para viver no Brasil, próximo à sua amada.

Foi o primeiro evento organizado pelo Ceconfi, que recentemente se transformou em um organizador de eventos, objetivando turbinar a retomada das atividades naquele local. “Quando essa diretoria assumiu, levamos a proposta ao Conselho, que de pronto nos autorizou a incluir a atividade em nosso CNPJ. Com isso, podemos não somente sediar, mas também organizar eventos em parceria com outros promotores”, explicou o diretor de marketing, Washington Sena, que espera que a ação possa incentivar a criação de novos eventos no Centro de Convenções de Foz.

Mesmo com as fortes chuvas do fim de semana, a organização comemorou o êxito da 1ª Corrida Rural. Dos 215 inscritos, cerca de 90 atletas compareceram à prova, que terminou com um café colonial servido para 140 pessoas. “O evento foi um sucesso. Se não fosse a chuva, teríamos mais de 200 participantes. Mesmo assim, a quantidade de atletas e entusiasmo, nos animam a realizar novas edições”, disse Marinho Dutra, um dos organizadores.

Um grupo de corredores paraguaios foi quem primeiro chegou ao Ceconfi, neste domingo, e o seu entusiasmo se traduziu em vitórias. Eles dominaram a prova masculina de 6Km, ocupando todas as posições do pódio. Antonio Carlos Enciso venceu a prova de 6 Km, com o tempo de 24´25”. Completaram o pódio os seus compatriotas Ariel Aguilar (24´50”), Fabian Gomes (25´20”) e Jose Aguilar (25´40”).

Já na categoria mais extensa, o vencedor foi outro paraguaio, Favian Esquivel, cumprindo o percurso de 10Km em 40´20”. Ainda subiram no pódio Mathieu Desnos (45´50”), Marcelo Abud (45’59”) e Jorge Alexandre (46´54”). Segundo o campeão, a chuva foi um ingrediente que contou a favor. “A gente gosta de correr na chuva, porque o desgaste é menor. Estava precisando de uma atividade como essa e dei o melhor de mim para vencer”, declarou Esquivel.

No Feminino, Ana Sátila e Omira cruzaram a linha de chegada após 35´13”, vencendo nos 6 Km. Nessa prova, também foram premiadas Edla Mattoso (35’20”), Eliane da Luz (36´13”) e Edna Pinheiro (36’30”). Na prova de 10Km, a vitória também foi dividida pelas amigas Ju Soares e Julia de la Cerda, que cumpriram o trecho em 55´58”. As outras integrantes do pódio foram Kamila Kimura (57’38”), Aline Colombelli (59’40”) e Daysi Villamayor (60’05”).

Para a canoísta, que vem de um período de férias, a corrida serviu para retomar o ritmo de condicionamento físico. “Para mim, é importante estar aqui. Sair um pouco do que a gente vive diariamente, dessa rotina pesada. E o meu foco, agora, está em melhorar o meu ponto físico, então fico feliz em estar competindo em uma modalidade diferente. Eu consigo me divertir bastante e treinar a minha capacidade física”, disse a multicampeã da canoagem slalom.

Embora esteja acostumada com a água, ela disse que a chuva deixou a prova difícil, já que os terrenos percorridos se transformaram em pesados obstáculos. “É a primeira vez que eu faço uma corrida assim. A gente teve vários obstáculos no caminho e muita chuva, então eu gostei muito. Foi uma experiência incrível e eu pretendo continuar várias e várias vezes”, testemunhou a atleta que finalizou comemorando a abertura do Ceconfi para competições esportivas. “Muito legal! Eu acho que um local assim tem que ser usado. O esporte muda a vida das pessoas, ajuda muito. Então, a gente precisa utilizar esse espaço e promover vários eventos. Foz do Iguaçu é muito boa para isso.”

O presidente do Centro de Convenções, Fernando Maraninchi também comemorou o sucesso da Corrida Rural. Para ele, eventos dessa natureza promovem a visibilidade do Ceconfi, somados às outras utilizações do espaço, além da realização de eventos. “Essa diretoria flexibilizou o uso do Centro de Convenções para ser, não só um espaço de locação, mas também uma empresa de organização de eventos. E nós queremos fazer mais eventos esportivos”, declarou Maraninchi, destacando a agenda de eventos já confirmados no local e convidando a comunidade para frequentar o Ceconfi e levar seus eventos para aquele local.

“Tenho que lembrar, também, de um bom evento que vamos realizar de 25 a 28 de novembro: um encontro internacional de motociclistas da nossa região. Estamos com quisques disponíveis para locação aos comerciantes e todos serão bem-vindos, público e comerciantes em geral”, finalizou o presidente.

 

1ª CORRIDA RURAL – CLASSIFICAÇÃO

 

Categoria 6 Km Masculino

 

1º) Jesus Carlos Enciso – 24’25”

2º) Ariel Aguilar – 24’50”

3º) Fabian Gomes – 25’20”

4º) Jose Aguilar – 25’40”

 

Categora 6 Km Feminino

1º) Omira Maria

Ana Sátila Vargas – 35’13”

2º) Edla Mattoso – 35’20”

3º) Eliane da Luz – 36’13”

4º) Edna Pinheiro – 36’30”

 

Categoria 10 Km Masculino

1º) Favian Esquivel – 40’20”

2º) Mathieu Desnos – 45’50”

3º) Marcelo Abud – 45’59”

4º) Jorge Alexandre – 45’54”

 

Categoria 10 Km Feminino

1º) Ju Soares

Julia de la Cerda – 55’58”

2º) Kamila Kimura – 57’38”

3º) Aline Colombelli – 50’40”

4º) Daysi Villamayor – 60’05″

 

CENTRO DE CONVENÇÕES DE FOZ DO IGUAÇU

 

PRÓXIMOS EVENTOS

Novembro/2021

20 – Show MC Ryan SP

25 a 28 – Encontro Internacional de Motociclistas

Dezembro/2021

4 e 5 – Competição de Crossfit, Boxe e Jiu Jitsu

 

 

 

 

 

 

Assessoria

Facebook
Google+
Twitter
× Como posso te ajudar?