Marinha está com inscrições abertas para cursos de segurança de embarcações e marinheiro auxiliar

A Marinha do Brasil está com inscrições abertas para os cursos de Segurança de Embarcações e Passageiros (ESEP) e Marinheiro Auxiliar de Convés e Máquinas nível 1 (CFAQ-MAF/MMA). Os editais com todos os detalhes para ambas as oportunidades estão disponíveis no site: www.cfrp.mar.mil.br, na aba aquaviários.

Os interessados podem se candidatar até o dia 8 de outubro. Basta procurar o Grupo de Atendimento ao Público (GAP), na sede da Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFPR), localizada na Rua Barão do Rio Branco, n° 170, no centro de Foz do Iguaçu. O horário de atendimento é das 08h15 às 11h45.

O curso de ESEP tem como propósito qualificar aquaviários do 1°, 2° e 3° grupos, com nível de habilitação 2, 3 ou 4 para atuar como patrão ou tripulante de embarcações. Serão avaliadas as capacidades previstas nos cursos de formação realizados pelos candidatos, observando as limitações contidas na NORMAM-13/DPC, podendo atingir o limite de até 100 AB e potência da máquina propulsora até 350 kW, empregadas no transporte de passageiros na navegação interior.

O curso de Marinheiro Auxiliar de Convés e Máquinas visa habilitar os alunos para que, durante um ano de embarque, consolide os conhecimentos, o entendimento e a proficiência necessários para exercer a função de patrão de embarcações com até 10 AB e potência propulsora até 170 Kw, exceto aquelas que transportam passageiros, empregadas na navegação interior, nos lagos, rios e apoio portuário fluvial, conforme definido pela CP/CF de sua jurisdição.

 

Duas fases 

Ambas as formações ocorrerão em duas etapas, sendo uma on-line e uma presencial. A primeira etapa do curso de segurança de embarcações será realizada entre os dias 25 e 29 de outubro, das 8h às 17h, na modalidade de ensino à distância.  O curso de marinheiro auxiliar ocorrerá entre os dias 18 e 22 de outubro, das 8h às 17h. As fases presenciais de ambas as formações serão realizadas na Capitania Fluvial/Escola de Fluviários. As datas serão repassadas posteriormente aos alunos.

 

Prova para capitão amador 

Para quem aguarda a prova para capitão amador (CPA) II atenção! O teste será realizado no dia 27 de outubro, das 14h às 18h. Serão observadas todas as recomendações relativas à prevenção de contágio e disseminação da Covid-19, como o devido distanciamento de candidatos em sala de aula, a utilização de termômetros e o uso de máscaras. Além de não serem permitidas aglomerações antese depois da prova. A relação de documentos necessários está disponível no site da CPFR.

 

CFPR

Com uma área de jurisdição que corresponde a cerca de 90% do Estado do Paraná, a Capitania Fluvial do Rio Paraná tem como propósito garantir a segurança da navegação, além de permanecer em prontidão constante para a atuação nas atividades de prevenção e resposta à poluição hídrica causada por embarcações e para as ações de busca e salvamento de pessoas em perigo nos rios e alagados da região.

A instituição militar realiza ainda o atendimento ao público para a regularização das embarcações comerciais e de lazer, pareceres técnicos para a realização de obras às margens dos rios, bem como a aplicação de provas para obtenção das Carteiras de Habilitação de Amador.

 

 

 

 

 

GDia

Facebook
Google+
Twitter
× Como posso te ajudar?