Semana do Trânsito: Importância do respeito entre pedestres e condutores é tratada com alunos do Colégio da Polícia Militar de Foz do Iguaçu

O horário do recreio foi diferente para os alunos do Colégio da Polícia Militar de Foz do Iguaçu nesta segunda-feira, 20, com as ações da Semana Nacional do Trânsito. A brincadeira proposta pelos agentes do Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans) simulou o convívio entre pedestres e condutores, reforçando o papel de cada um para um ambiente seguro.

Além de conscientizar, os participantes também se divertiram – como os amigos Davi Rodrigues, de 9 anos, e Danilo Nagano, de 11, do 6º ano do colégio. Como motoristas na simulação, os meninos  aprenderam que não é permitido parar na faixa de pedestres e que é preciso sempre verificar se há pedestres no caminho.

“Foi legal brincar e entender como é importante prestar atenção. Se as pessoas não se cuidarem, os acidentes acontecem”, disse Davi.

Mesmo com a pouca idade, Danilo já tem noções do que é certo e errado no trânsito. “Algumas vezes, vejo gente com o celular enquanto dirige e até bebendo. Fico muito incomodado e sei que eles não devem fazer isso”, alertou.

De acordo com a professora Silvana Lima, é importante trabalhar conceitos como esses entre as crianças e adolescentes pela facilidade de retenção dos conteúdos, além de prepará-los para se tornarem adultos mais conscientes.

“Eles são os motoristas e pedestres do futuro, por isso essa escolha de mostrar o que é certo e errado, mesmo que pareçam coisas básicas, como não ultrapassar o sinal vermelho ou esperar a faixa de pedestres ficar vazia. Às vezes, até os adultos parecem esquecer disso, por isso voltamos a alertá-lo”, contou.

Na sequência, os alunos ainda participaram de uma palestra com os agentes do Foztrans  sobre educação para o trânsito, sinalização e direção consciente. “Costumamos pensar que o trânsito se trata apenas de carros, mas não, ele é formado por pessoas que precisam se respeitar”, reforçou Silvana.

 

Semana do Trânsito

As ações da Semana Nacional do Trânsito começaram no último dia 18 e vão até o próximo sábado, 25, com o tema “No trânsito, a sua responsabilidade salva vidas”. Além dos eventos em escolas, o Foztrans também irá organizar blitzes educativas, teatros e sensibilizações em vias públicas.

“Essa vai ser a tônica das programações que montamos para a semana. O trabalho com pequenos e adultos, para mostrar como a responsabilidade é essencial para termos um trânsito seguro”, destacou o diretor superintendente do Foztrans, Licério Santos.

“Nossa intenção é aproveitar esta semana para nos aproximarmos da comunidade. O Foztrans não tem o intuito simplesmente de fiscalizar, mas também de educar e conscientizar sobre as responsabilidades no trânsito, até para evitar multas”, complementou Santos.

 

Confira as próximas ações da programação da Semana Nacional de Trânsito:

– 21/09 (Terça-feira)

Blitz Educativa para motociclistas

08h às 09h30.

 

– 21/09 (Terça–feira)

Blitz Educativa para Ciclistas e pedestres

17h às 18h30.

 

– 22/09 (Quarta-feira)

Palestra de Educação para o Trânsito para os alunos do Colégio Dinâmica

Manhã e tarde.

 

– 23/09 (Quinta-feira)

Blitz Educativa para Ciclistas e pedestres

17h às 18h30.

 

– 24/09 (Sexta-feira)

Manhã: Blitz Educativa para motociclistas

Tarde: Aulas de Educação para o Trânsito (Colégio da Polícia Militar).

 

– 25/09 (Sábado)

Sensibilização com a participação de Teatro da Fundação Cultura (Praça do Colégio da Polícia Militar)

08h às 11h.

 

 

 

 

Assessoria

 

Facebook
Google+
Twitter
× Como posso te ajudar?