Programa de Atendimento Domiciliar Covid-19 atende pessoas acima dos 20 anos em Foz

Desde o início de agosto, o Programa de Atendimento Domiciliar Covid-19 passou a atender pessoas acima dos 20 anos em Foz do Iguaçu. Já foram mais de 100 pacientes visitados somente neste período por uma equipe multiprofissional, que realiza um atendimento humanizado e individualizado.

Segundo o médico e coordenador do programa, Ulisses Figueiredo, foi necessário se adaptar ao novo perfil dos casos positivos na cidade, que é formado por esse público mais jovem. A redução do número de casos e internamentos do público com mais idade foi percebida a partir do avanço da vacinação.

As visitas são organizadas a partir de ligações no Plantão Covid, na qual o paciente informa os sintomas e, caso haja suspeita de covid, são encaminhados para a realização do exame. Com o teste positivo, a equipe do programa inicia o acompanhamento com um grupo formado por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem.

O programa começou em janeiro de 2021, em uma parceria entre Secretaria Municipal de Saúde e Fundação Municipal de Saúde. Inicialmente, era destinado a idosos e pessoas com comorbidades, público até então mais vulnerável ao agravamento e óbitos pela doença. Ao todo, foram mais de 1500 atendimentos.

“Conseguimos um grande sucesso com o atendimento domiciliar, como a redução dos internamentos e mortes dos pacientes. A iniciativa ainda é essencial neste momento em que buscamos a imunização de toda a população” ressalta a secretária municipal de Saúde, Rosa Jeronymo.

 

Manutenção dos cuidados

Figueiredo destaca que o avanço da vacinação e a redução de casos devem ser celebradas, contudo, reforça que os cuidados ainda são primordiais para o controle da doença.

“Não é o momento para abrir mão daqueles cuidados que todos já conhecem, como o uso de máscara, álcool gel e evitar aglomerações em locais fechados. Observamos que os casos estão sob controle nessa população (pessoas com mais idade), mas ainda é um público que corre o risco e somente a vacinação com as duas doses nos fará vencer a pandemia”, afirma.

Caso apresente sintomas da covid-19, a orientação é procurar imediatamente o serviço de saúde, que deve ser feito pelo Plantão Coronavírus, via telefone: 0800 645 5655 ou 3521-1800 (ligação ou whatsapp).

 

 

Assessoria

Facebook
Google+
Twitter
× Como posso te ajudar?