Ministro do Desenvolvimento destaca avanço da política habitacional em Foz do Iguaçu

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, participou nesta sexta-feira (06) da entrega dos conjuntos habitacionais Boicy I e II, na região de Três Lagoas, em Foz do Iguaçu. As 576 moradias são destinadas a famílias de baixa renda, cadastradas e sorteadas pelo Instituto de Habitação de Foz do Iguaçu (Fozhabita).

Durante o evento, o ministro reconheceu o avanço da política habitacional em Foz do Iguaçu e reafirmou o compromisso do Governo Federal em oferecer moradias dignas à população. “Foz do Iguaçu é uma das maiores referências do turismo nacional e internacional pelos seus atrativos e a forma como recebe as pessoas, o que dignifica o país, e o Paraná, em especial. É uma cidade que está sendo bem administrada pelo prefeito Chico Brasileiro e o governo federal reafirma o compromisso com a política habitacional. Sabemos que existe um déficit habitacional que precisa ser combatido, e nós estamos trabalhando para isso”, disse o ministro.

Rogério Marinho também destacou a qualidade das obras e a infraestrutura dos empreendimentos, que contam com área de lazer, salão de festa e quiosques com churrasqueiras. “Esse residencial é o exemplo de uma obra bem feita, demonstrando respeito à população. Esperamos que essas famílias possam resgatar sua cidadania e ter sua dignidade preservada”, comentou.

Juntos, os residenciais Boicy I e II receberam investimentos na ordem de R$ 46 milhões com recursos federais e contrapartidas. Os empreendimentos possuem 36 blocos, com 16 apartamentos cada, e contam com infraestrutura completa, como água, esgoto, iluminação pública, energia elétrica, pavimentação e drenagem. Cada unidade habitacional possui 48 metros quadrados e conta com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.

Para o prefeito Chico Brasileiro, a entrega dos apartamentos é mais uma grande conquista para centenas de famílias, que terão agora uma nova oportunidade de vida. “Somadas às moradias do Residencial Angatuba (entregue no ano passado), são quase mil famílias beneficiadas. É uma conquista para essas famílias, que sempre viveram em grandes dificuldades, em áreas irregulares ou insalubres, e agora passam a ter um lar bem estruturado, com segurança e condições sanitárias. Isso representa dignidade e, por isso, agradecemos ao ministro por esse olhar especial ao município”, disse.

Chico Brasileiro também reafirmou o compromisso do município em firmar novas parcerias para ampliar a oferta de moradias. “Foz do Iguaçu vai se habilitar a novos projetos, em conjunto com o Governo Federal e a Cohapar, através do Governo do Estado, para que possamos atender cada vez mais famílias, garantindo mais qualidade de vida e dignidade à população”, disse.

Em setembro do ano passado, foram inauguradas 340 unidades habitacionais no Conjunto Residencial Angatuba, na mesma região de Três Lagoas. Em parceria com a Itaipu e o Governo do Estado, também foram entregues 25 casas na Vila C, em fevereiro deste ano. Nos próximos meses, está prevista a entrega do Condomínio do Idoso, com 40 casas, espaços de lazer e convivência. Ao todo, são 981 novas moradias em Foz do Iguaçu desde 2020.

 

Presenças

A cerimônia contou com a presença do líder do governo federal na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros; dos deputados federais Vermelho e Giovani Cherini; do secretário nacional de habitação, Alfredo Santos; do vice-prefeito delegado Francisco Sampaio, além de secretários municipais, vereadores, líderes religiosos, representantes da Caixa Econômica Federal e da construtora responsável pela obra. Cerca de 60 famílias foram convidadas para acompanhar a cerimônia.

 

 

 

Assessoria

Facebook
Google+
Twitter
× Como posso te ajudar?