Paraná inicia distribuição de doses de vacinas para aplicação no público geral

A Secretária Estadual da Saúde (Sesa) já começou a distribuir, neste domingo (01), a maior parte das 329.380 doses de vacinas contra a covid-19 recebidas na tarde de sábado (31). São 180.180 da Pfizer/BioNTech e 74.600 da CoronaVac (Butantan/Sinovac) que serão entregues para as 22 Regionais de Saúde (RS). Ficarão reservadas para a D2 74.600 doses.

Os imunizantes são para aplicação no público em geral por faixa de idade, adultos com 18 anos ou mais. Todas as doses da Pfizer serão distribuídas e destinadas para a primeira aplicação (D1). Já o quantitativo da CoronaVac é metade para D1 e metade para D2, respeitando o intervalo de aplicação de 21 dias.

As doses da Coronavac (74.200) para segunda aplicação ficarão armazenadas no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) para distribuição em tempo oportuno.

Curitiba e a 2ª Regional de Saúde (Metropolitana) já receberam as doses hoje pela manhã. As demais regionais que são mais próximas da Capital (Paranaguá, Ponta Grossa, Irati, Guarapuava, União da Vitória, Pato Branco, Francisco Beltrão e Telêmaco Borba) vão retirar o imunizante Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), partir das 14 horas.

As RS mais distantes (Foz do Iguaçu, Cascavel, Campo Mourão, Umuarama, Cianorte, Paranavaí, Maringá, Apucarana, Londrina, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Toledo e Ivaiporã) receberão por meio de transporte aéreo, também a partir das 14 horas.

“O Governo do Estado tem sido ágil na distribuição dessas doses aos municípios. Precisamos que todos estejam comprometidos e com o mesmo objetivo, que é a vacina no braço do paranaense. Por isso eu peço a colaboração de todos os gestores municipais, para que juntos possamos avançar na vacinação e imunizar o maior número de pessoas possível”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A distribuição de doses para os municípios segue a metodologia determinada pela Sesa, que prevê a readequação do quantitativo de doses nas 399 cidades. A estratégia, segundo o secretário Beto Preto, visa igualar a cobertura vacinal de 80% da população adulta até o final de agosto. A ideia é encerrar o calendário até o final de setembro.

 

REFORÇO – A Sesa está encaminhando, neste lote, outras doses que já faziam parte da previsão de distribuição para reforçar a imunização.

São 16 mil doses de Astrazeneca/Fiocruz para iniciar o esquema vacinal (D1) da população acima de 18 anos de idade. Permanecem armazenadas no Cemepar, 16 mil doses para completar o esquema vacinal com D2, que serão encaminhadas posteriormente.

Outras 25 mil doses de Coronavac/Butantan também serão enviadas para iniciar a vacinação (D1) do público em geral acima dos 18 anos. Permanecem armazenadas 25.000 doses para finalizar o esquema vacinal com D2, que serão encaminhadas na época próxima à aplicação.

Há, ainda, 3.500 doses da Coronavac/Butantan para a vacinação (D1) em municípios de fronteira. Ficam armazenadas outras 3.500 para completar o esquema vacinal com D2, que serão encaminhadas oportunamente.

 

 

 

AEN

Facebook
Google+
Twitter
× Como posso te ajudar?