Prefeitura de Foz do Iguaçu amplia investimentos na área rural

Tradicionalmente, a Prefeitura de Foz do Iguaçu organiza todos os anos atos para celebrar o Dia do Colono (25 de julho) e o Dia do Agricultor (28 de julho). Devido à pandemia, este ano não foi possível realizar as grandes festas, caminhadas e passeios ciclísticos nas comunidades rurais de Foz.

Mas as atividades agropecuárias continuam tratadas como prioridade pelo Município, que vem atuando para melhorar a logística e promover desenvolvimento nas áreas rurais, a exemplo das melhorias nas estradas, ampliação da aquisição de alimentos da agricultura familiar, cessão temporária de equipamentos agrícolas e suporte aos pequenos agricultores.

“Por muitos anos, os moradores e produtores rurais ficaram no esquecimento do poder público. Buscando recuperar esse erro, desde 2017 estamos trabalhando com muito afinco para atender as antigas reivindicações dessas pessoas”, comentou o prefeito.

Uma das principais frentes é a facilitação da logística dos produtores. “Principalmente no que diz respeito a melhoria das estradas rurais, para que as produções possam ser escoadas com mais facilidade e para que as pessoas tenham acesso mais rápido à cidade, seja para ir à escola ou em busca de um atendimento médico”, comentou o prefeito Chico Brasileiro.

 

Unidade Campestre

Para facilitar ainda mais o acesso aos serviços de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou em junho a Unidade Campestre, projeto que leva atendimento médico, odontológico e de enfermagem às áreas rurais de Foz. A unidade móvel é equipada com consultórios e uma van, onde funciona a farmácia.

Além de facilitar o acesso dos cidadãos aos atendimentos essenciais, também é possível monitorar os indicadores de saúde da população, traçar estratégias para cada região e cadastrá-los para o acompanhamento na atenção básica.

 

Melhorias nas estradas

Nos últimos anos, mais de 30 km de estradas rurais com calçamento poliédrico receberam pavimentação asfáltica, através de uma parceria entre o Município e a Itaipu Binacional. Uma nova ação com o apoio do Governo do Estado está em curso para executar a pavimentação poliédrica da Rua Iguaraçu e Linha Keller, que funcionará como acesso alternativo ao aeroporto durante a duplicação da BR-469. Entre as vias que já receberam melhorias estão: estrada do Alto da Boa Vista, Argemiro Lemes, Itaboraí, Vera Cruz, República Argentina, Felipe Wandscheer, região do Lote Grande, entre outras.

 

Apoio aos produtores

Buscando fomentar e incentivar a agricultura familiar, o Município adquiriu nos últimos anos mais de R$ 5 milhões em alimentos destinados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE e ao Banco de Alimentos. Esses produtos são direcionados para o consumo nas escolas municipais, centros de educação infantil, centros escolas-bairro e entidades filantrópicas atendidas pelas secretarias de Assistência Social e Educação.

Está em tramitação uma nova compra de R$ 2,9 milhões. Além de garantir uma alimentação de qualidade aos munícipes, as compras contribuem para a geração de emprego e renda nas áreas rurais.

Outras ações de extrema importância desenvolvidas pelo Município são os apoios técnicos por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Comercial, Industrial e Agropecuário. Conforme o diretor de agropecuária, Jhean Maran, o produtor pode buscar a orientação desde o início do projeto de determinada produção.

“Nós fazemos uma pesquisa a fundo para entender se esse produtor tem experiência e conhecimento. Se necessário, vamos atrás de todas as informações necessárias sobre o produto em questão, como, por exemplo, qual a melhor variedade para adaptação à região, qual melhor forma de condução da produção e cuidados com doenças e pragas”, explica Jhean.

Também são repassadas orientações referentes à situação do mercado, como valores e possibilidades de agroindustrialização. “A intenção é que haja o melhor aproveitamento e maior valor agregado da produção agrícola”, complementa.

A secretaria está localizada na Rua Marechal Floriano Peixoto, 1288, ao lado do Sindicato Rural. Através do telefone (45) 3521-9000 os produtores também podem tirar dúvidas.

 

 

 

 

Assessoria

Facebook
Google+
Twitter
× Como posso te ajudar?