Programas agilizam apoio às empresas em Foz do Iguaçu

Uma série de programas criados pela prefeitura em apoio ao setor produtivo – garante, por exemplo, a agilidade na abertura de empresas – serve de referência para outras cidades brasileiras e vai contribuir ainda mais na retomada da atividade econômica em Foz do Iguaçu. Desde 2018, o programa Foz Desenvolve contempla ações em parceria com diversas secretarias e entidades da sociedade civil organizada, alcançando resultados positivos e destaque nacional.

“O resultado desta parceria entre as instituições que integram esse programa foi surpreendente. Graças a essa união de esforços, hoje temos alinhados todos os serviços de que o empresário iguaçuense necessita”, disse a secretária de Fazenda, Salete Horst.

Entre as ações, o Destrava Foz é um marco nos processos internos na prefeitura de atendimento às empresas. “O Destrava Foz é uma proposta excepcional. Esta ação mudou o fluxo de tempo para a abertura de empresa. Saímos de uma realidade de meses de espera para um processo ágil e rápido, diminuindo a burocracia”, disse o prefeito Chico Brasileiro.

Salete Horst destaca que o programa e as ações dão nova dinâmica ao empresariado para que o comércio, serviços, o turismo, entre outros setores, possam fluir de uma maneira tranquila e mais célere. O Destrava Foz atua de forma integrada com programas e instituições como o Sebrae, Junta Comercial do Paraná, Foz Juro Zero, Central do Empreendedor, Banco do Empreendedor e Escritório de Compras.

Desta forma, Foz do Iguaçu alcançou o oitavo posto no ranking nacional de abertura de empresas. A pesquisa feita pelo Ministério da Economia, divulgada em abril deste ano, mostra que entre 5.570 municípios do Brasil, a cidade paranaense se destaca pela agilidade e desburocratização na abertura de empresas.

“Foz precisa dessa conexão com os empresários. As empresas fortalecidas no mercado podem gerar mais empregos, o que garante um retorno ao ciclo de desenvolvimento de forma mais rápida. Mesmo em meio a pandemia, não deixamos de investir em obras e programas, além de garantir a continuidade desse apoio ao setor produtivo em Foz do Iguaçu”, completou o prefeito.

 

Agilidade e transparência

Para garantir essa agilidade, a Secretaria da Fazenda de Foz do Iguaçu renovou totalmente a forma de atendimento durante a pandemia. Atualmente todos os serviços ofertados estão 100% on-line, no site da prefeitura, sem deixar de atender, quando necessário, de forma presencial.

“Da emissão da guia para pagamento à vista ou parcelado, aos pedidos de isenção dos serviços, até mesmo a abertura de empresa, tudo pode ser feito on-line. Esse processo trouxe a todos economia, agilidade e transparência nos processos pertinentes à Secretaria da Fazenda”, explicou Salete Horst.

 

 

 

Assessoria

 

Facebook
Google+
Twitter
× Como posso te ajudar?