Paciente internada no HMCC é presenteada com um peixinho pela equipe Hope

Uma história diferente encantou a equipe do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) e rendeu um presente especial a uma paciente internada na Instituição, entregue na manhã de quarta-feira, dia 07. Tudo começou com um amor de dona Maria pelos animais. Em casa, ela cria uma Tilápia, o Régis, que ganhou de presente há cerca de 10 anos. Pensando nisso, a equipe assistencial presentou Maria com um peixe da espécie Betta, um peixe pequeno, colorido, fácil de cuidar.

A paciente contou a história para a equipe Hope – de cuidados paliativos – durante uma conversa. “Foi ela mesmo quem disse que tinha dois cachorros, a Tilápia e outros dois peixes que haviam morrido há poucos dias, enquanto estava internada, e então, observando o amor que a paciente tinha pelos peixinhos, achamos oportuno presenteá-la”, contou a médica coordenadora dos cuidados paliativos no HMCC, Dra Ana Paula Romanini. Maria está internada há quatro dias no centro hospitalar tratando um câncer avançado.

A entrega do presente foi surpresa e deixou dona Maria emocionada. “Não imaginava mesmo, gostei muito”, disse com lágrimas nos olhos, e já pensando no caso do peixinho crescer igual sua Tilápia. “Vou construir uma gruta ao lado do Régis”, afirmou. Perguntada sobre o nome que daria ao novo companheiro, Maria contou: “Esperança. Esperança de dias melhores, de recuperação”.

Dona Maria é bastante ativa, contou o filho Vergilio. Segundo ele, a mãe mesmo quem construiu a gruta onde hoje está o Régis, além de ter feito outras coisas, como um pilão para moer o café plantado no próprio quintal, e o corte da lenha que usa no fogão, entre outras coisas. “Não deixava ninguém mexer em nada, sempre que pode, é ela quem faz”, falou o filho.

Segundo a médica oncologista, Dra Juliana Remédios, “ações como essa ajudam muito na qualidade de vida e dignidade da paciente. Hoje ela está animada, feliz, reflexo do que foi feito e, com essa melhora, planejamos a alta dela para os próximos dias”.

A equipe de cuidados paliativos é responsável por propor um conjunto de práticas de assistência ao paciente com doença ameaçadora da vida, que objetiva a melhora de qualidade de vida do paciente e dos familiares por meio de prevenção e alívio do sofrimento, priorizando o tratamento da dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais.

 

 

 

 

Assessoria

Facebook
Google+
Twitter
× Como posso te ajudar?