Prefeitura de Foz prepara ruas do Jardim São Luiz para pavimentação

A Prefeitura de Foz do Iguaçu iniciou os serviços de nivelamento da Rua Edmundo de Barros, no Jardim São Luiz, que se estendem do trecho entre a Avenida Pôr do Sol e a Rua Airton Ramos, e precedem a pavimentação das vias do bairro. Os trabalhos começaram após a conclusão das obras de drenagem para acabar com problemas históricos de alagamentos do bairro.

Nesta fase, serão feitos os trabalhos de base e sub-bases com pedras rachão e graduadas, composição meio-fio e reperfilamento asfáltico, para posterior aplicação da capa asfáltica. As obras no Jardim São Luiz integram um projeto da Prefeitura de Foz do Iguaçu de valorização dos bairros e preparação da cidade, como um todo, para um novo ciclo de desenvolvimento.

“As obras de drenagem no Jardim São Luiz foram um grande desafio para o Município. Já superamos esta etapa e iniciamos os trabalhos de reperfilamento e recomposição das vias. A expectativa é que, em breve, toda a região esteja 100% pavimentada”, explicou o secretário de Obras, Cézar Furlan.

 

Obras contra alagamentos

A obra de drenagem na bacia do Rio Mimbi foi uma das mais complexas executadas por uma prefeitura no Estado do Paraná, e era aguardada pelos moradores da região há décadas. Divididas em três fases, as intervenções da Prefeitura envolveram a implantação de um lago de contenção, canalização do Rio Mimbi, além da construção de dezenas de bueiros, entre outros serviços.

Por conta das dificuldades, em alguns pontos foi necessária a utilização de artefatos explosivos para fazer o rompimento das rochas. Com recursos da Caixa Econômica Federal, adquiridos por meio do programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), o investimento do município na obra é de R$ 6,8 milhões.

 

Jardim São Luiz

Localizado na região leste de Foz do Iguaçu e em uma área de rochas, o Jardim São Luiz foi ocupado sem os estudos de impactos ambientais nos entornos das nascentes. Como consequência dessa urbanização acelerada e sem planejamento urbano, houve a diminuição das áreas permeáveis.

Para resolver o problema foi necessário fazer uma canalização do rio com aduelas – grandes armações de concreto – entre os jardins São Paulo e São Luiz.

 

 

 

Assessoria

Facebook
Google+
Twitter
× Como posso te ajudar?