Secretaria de Administração desenvolve tecnologia para ofertar cursos on-line para servidores

A Secretaria Municipal de Administração, através da Diretoria de Saúde Ocupacional desenvolveu uma plataforma EAD (Ensino a Distância) para ofertar cursos e também treinamentos obrigatórios em formato on-line para os servidores da prefeitura. Intitulada de “Easy” (fácil, em inglês), a ferramenta é um Sistema de Educação Assistida que tem o objetivo de facilitar o acesso dos servidores ao conhecimento técnico necessário para a atuação no serviço público.

“Neste momento de pandemia, a plataforma é fundamental para ampliar o acesso dos servidores a cursos importantes para sua qualificação e também para o conhecimento de seus deveres e direitos”, comentou o secretário de Administração, Nilton Bobato.

A nova tecnologia foi projetada pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho e está em fase inicial de implantação, mas em médio prazo pretende alcançar todos os cerca de seis mil servidores do município. É o que comenta o técnico em segurança do trabalho, Adelanio Nogueira, que desenvolveu a ferramenta.

“Neste primeiro momento estamos testando a estabilidade da ferramenta ofertando o curso da CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) para 49 servidores, mas já estamos alimentando, por exemplo, o módulo do curso de Brigada de Incêndio e pretendemos levá-lo a todas as unidades que necessitem deste treinamento em breve. Também há planejamento de um treinamento para os servidores na saúde”, explicou Nogueira.

 

Vantagens

A plataforma apresenta inúmeras vantagens para os servidores. Entre elas, a autonomia para fazer o curso em qualquer local e conforme a disponibilidade de tempo, e a certificação digital de horas complementares de trabalho. Além de facilitadora de estudos, a ferramenta é interativa, com espaço para envio de sugestões e avaliações dos cursos.

Para a diretora de Saúde Ocupacional, Carla Conrad Lima, a intenção é melhorar cada vez mais a relação com os servidores, facilitando o acesso à informação e ao conhecimento. “Nosso objetivo é ser um facilitador para o servidor, que é o maior bem da gestão pública. Ele é o mediador entre o serviço público e a população. Priorizar o servidor é garantir um serviço qualificado à comunidade”, expressou.

 

Avanço

A mais recente ferramenta reflete o processo de modernização que vem avançando na gestão pública municipal, a exemplo da implantação do SID (Sistema de Informações Digitais). “A tecnologia é uma grande aliada para avançarmos nos desafios da gestão pública, principalmente neste momento de pandemia. Ela facilita o acesso, promove integração e agilidade no fluxo de informações; é estratégica para a gestão”, concluiu Bobato.

 

 

 

Assessoria

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