Unidade Móvel levará atendimento de saúde a moradores da área rural em Foz

A Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu dará início, no dia 1º de junho, ao projeto “Unidade Campestre”, levando serviços médicos, odontológicos, de enfermagem e uma farmácia aos moradores da área rural do município. O objetivo é facilitar o acesso das comunidades, além de identificar as demandas e monitorar os indicadores de saúde.

Os atendimentos começarão pelo Remanso Grande e seguirão semanalmente para as demais regiões: Arroio Dourado, Lote Grande, Aparecidinha e Alto da Boa Vista. O caminhão permanecerá em cada local por um período de dois a três dias, das 8h às 12h. Os serviços serão prestados por equipes do programa Saúde da Família, que também atendem nas Unidades Básicas de Saúde.

“A ideia é fortalecer o vínculo entre a população da área rural e os profissionais de saúde. Vamos cadastrar as famílias e identificar suas demandas, para acompanhar os indicadores e ofertar os programas previstos no PNAB – Programa Nacional de Atenção Básica”, explicou a secretária de saúde, Rosa Maria Jerônymo.

Inicialmente os atendimentos ocorrerão por busca espontânea, onde os ACS (agentes comunitários de saúde) realizarão o cadastro dos moradores e encaminharão para o atendimento profissional. Para otimizar o serviço, uma farmácia estará disponível aos moradores, que também poderão receber encaminhamentos para exames laboratoriais ou consultas com médicos especialistas.

“No mês de junho avaliaremos as demandas, para a partir de julho adaptar os melhores dias e horários, conforme as necessidades de cada região”, adiantou a secretária.

 

Unidade campestre

A Unidade de Saúde Móvel começou a operar no município no ano passado e foi utilizada inicialmente para atendimentos a casos suspeitos da covid-19 em regiões de maior incidência da doença. O caminhão, que conta com estrutura completa semelhante a uma unidade de saúde, também foi utilizado para campanhas de saúde, como o Novembro Vermelho, mês de conscientização da saúde bucal e prevenção ao câncer de boca.

 

Cronograma de atendimentos

1ª semana (1 e 2 de junho) – Remanso Grande

2ª semana (8 e 9 de junho) – Arroio Dourado

3ª semana (15 e 16 de junho) – Aparecidinha

4ª semana (22 e 23 de junho) – Lote Grande

5ª semana (29 e 30) – Alto da Boa Vista

As datas podem sofrer alterações a depender da previsão do tempo e das demandas de cada localidade.

 

 

 

Assessoria

Facebook
Google+
Twitter
× Como posso te ajudar?