Voltar

Arbitral definiu disputa do Paranaense de 2019

categoria: Esporte

O presidente da Federação Paranaense de Futebol, Hélio Pereira Cury, recebeu os representantes dos 12 clubes que irão disputar o Campeonato Paranaense de 2019 na manhã desta terça-feira, 23, para a reunião que definiu a disputa da competição.

Estiveram presentes também os vice-presidentes Amilton Stival e Amauri Escudero, o assessor da presidência, Robson Seerig, o gerente de competições Marcius Koehler, o supervisor do Departamento de Registros, Everton Amaro e o representante jurídico da entidade, Willian Osaka. Além deles, participaram da reunião o Dr. Rafael Munhoz Fernandes, procurador geral do COREN-PR, e Bento de Amaral, representante do Sindicato dos Atletas.

O presidente da FPF realizou a abertura da reunião e, em seguida, o gerente de competições da entidade, Marcius Koehler, fez a leitura do edital de convocação para o arbitral. Então o vice-presidente Amauri Escudero tratou as questões do COREN-PR, seguido do procurador geral da entidade.

Estiveram presentes à reunião: Arif Osman (Foz do Iguaçu), Clovis Dias (Cascavel CR), Adir Kist (Cianorte), Gustavo de Paula Silva e Rocha (Atlético), Samir Namur (Coritiba), Valdinei da Silva (FC Cascavel), Ocimar Bolicenho (Londrina), José Alvaro Góes Filho (Operário), Leonardo de Oliveira (Paraná Clube), Leandro Ribeiro (Rio Branco), João Batista Regini (Maringá) e Carlos Dulaba (Toledo).

Datas
Durante a reunião, foi anunciado que o Campeonato Paranaense de 2019 terá início no dia 20 de janeiro e as finais acontecem nos dias 07 e 14 de abril. Caso a mesma equipe conquiste as duas Taças, a competição irá terminar em 03 de abril.

Disputa
O sistema de disputa e o regulamento da competição seguem os mesmos, uma vez que o Estatuto do Torcedor exige a sequência por dois anos. Assim, os clubes serão distribuídos em dois grupos de acordo com a classificação da competição deste ano. Sendo assim, os grupos serão:

GRUPO A
Atlético

Foz do Iguaçu
Maringá
Londrina
Toledo
Operário

GRUPO B
Coritiba
Paraná Clube
Cianorte
FC Cascavel
Rio Branco
Cascavel CR

TAÇA BARCÍMIO SICUPIRA (1ª Taça)
Na primeira fase, os clubes do Grupo A enfrentam os clubes do Grupo B. As duas equipes de melhor classificação em seu grupo, jogam as semifinais (1ºA x 2ºA e 1ºB x 2ºB), em jogo único. Os dois vencedores fazem a final

TAÇA DIRCEU KRÜGER (2ª Taça)
Todos os clubes iniciam a fase com 0 pontos e jogarão entre si, em cinco rodadas, dentro do próprio grupo, em turno único. No final, classificam-se para as semifinais, os dois melhores de cada grupo (1º A x 2º B e 1ºB x 2º A) e se enfrentam em partida única. Os vencedores disputam a final.

Em caso de final, os campeões de cada Taça se enfrentam em partidas de ida e volta. Caso a mesma equipe conquiste as duas Taças, a mesma será considerada campeão paranaense. Serão rebaixadas para a Segunda Divisão do Campeonato paranaense os dois clubes que somarem o menor número de pontos consideradas as primeiras fases das duas Taças.

Atletas
Os clubes poderão habilitar até 30 atletas para a disputa da competição, podendo substituir cinco atletas.

Krüger e Sicupira
Os representantes de Atlético e Coritiba realizaram um sorteio para definir a ordem das Taças. Assim, a primeira Taça vai levar o nome de Barcímio Sicupira Junior e a segunda Taça levará o nome de Dirceu Krüger.


(Assessoria)